Os concertos estão de regresso à Casa da Música. 

Em novo formato, necessariamente, e com uma programação reformulada e adaptada aos tempos que vivemos. Sempre na Sala Suggia, ensaia-se uma retoma desejada às emoções da música ao vivo, dando destaque a solistas dos agrupamentos residentes. A partida é assumida pela Orquestra Barroca com um programa variado que junta obras de vários pontos da Europa. Ao longo do mês podemos ouvir Mozart, Beethoven, Copland, Ravel e outros grandes compositores, um programa surpresa do Remix Ensemble, concertos para famílias e ainda as apostas da Casa da Música nas áreas do fado, do jazz e dos cantautores. A música de câmara está presente com o Quarteto de Cordas de Matosinhos.

A abertura é já a 1 de Junho e todos os concertos são de entrada livre: os agrupamentos residentes aos fins de tarde de sábado, os concertos para famílias ao meio-dia de domingo e os restantes convidados aos fins de tarde de domingo e terça-feira.


Aos 18 anos, nas vésperas de tentar a sua sorte em Viena, Mozart escrevia a Sinfonia n.º 29, uma obra enérgica e luminosa que será talvez a mais popular das suas sinfonias de juventude. O primeiro concerto da Sinfónica em modo de desconfinamento começa com uma obra-chave do repertório para clarinete, encomenda do grande clarinetista de jazz Benny Goodman ao compositor Aaron Copland. Os dois músicos chegaram mesmo a gravar a obra juntos, em 1950, tendo Copland considerado ser a sua melhor gravação de sempre enquanto maestro.  

06.06 sábado · 18:00 sala suggia


ORQUESTRA SINFÓNICA

DO PORTO CASA DA MÚSICA

BALDUR BRÖNNIMANN direcção musical 

CARLOS ALVES clarinete

AARON COPLAND Concerto para clarinete

WOLFGANG AMADEUS Mozart Sinfonia n.º 29



O Remix Ensemble volta ao palco da Sala Suggia
dando protagonismo a vários dos seus solistas, num programa surpresa que apenas será revelado in loco.

13.06 sábado · 18:00 sala suggia


REMIX ENSEMBLE CASA DA MÚSICA

PETER RUNDEL direcção musical 

STEPHANIE WAGNER flauta 

VICTOR PEREIRA clarinete 

ROBERTO ERCULIANI fagote

NUNO VAZ trompa 

RICARDO PEREIRA trombone 

MÁRIO TEIXEIRA percussão 

Manuel Campos percussão

JONATHAN AYERST piano, cravo e órgão 

TREVOR MCTAIT viola

ANTONIO AUGUSTO AGUIAR contrabaixo 


Obras de ALBAN BERG, JOHN CAGE, CLAUDE DEBUSSY, HENRY DUTILLEUX, FRANCESCO FILIDEI, CHARLES IVES, OLIVIER MESSIAEN, CONLON NANCARROW, GIACINTO SCELSI, ROBERT SCHUMANN e IGOR STRAVINSKI



Beethoven foi reconhecido como um génio ainda antes de completar 20 anos. 250 após o seu nascimento, mantém-se como uma referência incontornável – um revolucionário que mudou o percurso da história da música e abarca todas as emoções humanas como nunca antes outro havia conseguido. Neste concerto, a Sinfónica interpreta duas sinfonias que, não sendo das mais divulgadas, vale bem a pena conhecer: a Primeira Sinfonia apresenta um Beethoven clássico, herdeiro de Mozart e Haydn, e a Oitava assume um tom invulgarmente jocoso, optimista e afirmativo.

20.06 sábado · 18:00 sala suggia


ORQUESTRA SINFÓNICA

DO PORTO CASA DA MÚSICA

OLARI ELTS direcção musical

LUDWIG VAN BEETHOVEN Sinfonia n.º 8; Sinfonia n.º 1



Vencedor do prestigiado Concurso Internacional de Direcção
da Orquestra de Cadaqués e assistente de Gustavo Dudamel na Filarmónica de Los Angeles, o maestro portuense Nuno Coelho estreou-se na Casa da Música em Fevereiro passado, com grande sucesso. O programa que agora vem dirigir é bastante diversificado: começa com uma obra dramática francesa que espelha o fascínio dos europeus pelo ‘exotismo’ de outros povos – sem esquecer a exploração e a violência das conquistas –, prossegue com uma visita de Bartók a caracteres associados
ao Classicismo e ao Barroco, e termina com uma obra fundamental do nacionalismo musical espanhol, evocando os ritmos ciganos da Andaluzia.

27.06 sábado · 18:00 sala suggia


ORQUESTRA SINFÓNICA

DO PORTO CASA DA MÚSICA

NUNO COELHO direcção musical

W. A. MOZART Sinfonia nº 35

ARNOLD SCHOENBERG Noite transfigurada



01 seg



05 sex


06 sáb



07 dom



09 ter

21 dom



26 sex


27 sáb



28 dom



30 ter

12 sex


13 sáb


14 dom



16 ter


19 sex


20 sáb